segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Mas que RAIO


Santarém - Polémica no festival nacional de gastronomia

Falso restaurante representa Açores

O restaurante que representa a região dos Açores no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, não tem porta aberta em nenhuma das nove ilhas do arquipélago. Esta questão tem provocado críticas de visitantes do certame, que preferiam ver a região representada por uma casa genuinamente açoriana.

"Não tem casa aberta, mas vai ter mais do que uma já no ano que vem", explicou ontem um dos proprietários de O Importante, defendendo que esta situação não contraria as regras do festival nem defrauda os clientes.

Pedro Vivo adiantou que a sua empresa, a Espora Brava, com sede em Angra do Heroísmo, é a representante da carne tradicional dos Açores e de produtos típicos da região, como o queijo, manteiga, pão, frutas, vinhos e licores. "Tudo isso é servido em Santarém, porque só trabalhamos com produtos dos Açores", garante o proprietário, frisando que a ementa é composta em exclusivo por pratos do arquipélago, como a alcatra de peixe e carne, polvo e mariscos.

"Este candidato foi seleccionado porque é representante da genuína carne da ilha Terceira e se comprometeu a servir unicamente produtos dos Açores", explica a subdirectora regional do Turismo, Cristina Ávila. "As cozinheiras são açorianas e toda a carne e marisco servidos no festival são levados em contentores frigoríficos para Santarém", acrescentou.

Quanto à polémica, Carlos Abreu, presidente do festival, considerou: "Não me compete pronunciar-me sobre ela, porque os restaurantes são convidados pelas delegações regionais." No entanto, garante que "todos os produtos confeccionados e servidos aos visitantes são genuinamente açorianos".

DETALHES

JOSÉ RÊGO

Nas últimas três edições, o arquipélago dos Açores esteve representado pelo restaurante José do Rêgo, da ilha de S. Miguel.

CONCURSO

O representante na actual edição foi escolhido através de um concurso público lançado pela Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

FESTIVAL ATÉ NOVEMBRO

O Festival Nacional de Gastronomia decorre até 2 de Novembro na Casa do Campino, em Santarém, com a participação de 13 restaurantes, representantes das várias regiões gastronómicas do País.



Até foi noticia no GACS


Eu digo:


MAS QUE RAIO...NÃO HAVIA NECESSIDADE...

"Então maneéll, vamos ver os petiscos dos Açores??

Maria.....Serão mesmo de lá?"


E critica-se o MacD por apenas por nos seus HAmb alface açoriana......



NÃO HAVIA NECESSIDADE...

2 comentários:

Xinando disse...

Acho que a ideia é óptima. Talvez um dia destes adiro a uma feira bancária: alugo um espaço, recebo depósitos ... e qualquer dia (ou não) abro o banco!

AÇORES disse...

Questiono a falta de feed-back que a noticia teve por estas ilhas. Não que a considere "matéria importante ou delicada" mas julgo que é demonstrativa do nível que pode atingir a prepotência dos governantes (ou e quem dá "apoios").